A importância do conteúdo na vida de um site

O Google não sabe se a sua empresa é melhor que a do concorrente, o que ele sabe é quem tem o melhor site.

Um site tem vida? Sim!

O ciclo de vida de um site em nada se difere do nosso. O site nasce, cresce, se reproduz e morre. O grande problema ocorre quando as empresas o abandonam logo após o seu nascimento, impedindo que ele cresça, apareça e dê o retorno esperado antes de morrer ou ser meramente substituído por um modelo do ano!

Geralmente um site vem ao mundo com recursos de sobra para aprender e se destacar na grande rede, onde milhares, milhões, quintilhões de outros projetos estão transitando. Para se destacar o site precisa de conteúdo relevante, design preparado para receber e oferecer informações e por fim uma organização dos dados trabalhada cuidadosamente para que a leitura seja coerente. Imagine que o site é lido por pessoas e máquinas que distribuem o conteúdo para outras pessoas e máquinas, então além da preocupação em ser entendido pelos usuários é tão, ou mais importante ainda, que esse entendimento esteja alinhado com as máquinas, ou como é comum escutar, com os robôs. Google por exemplo.

Ser relevante é compartilhar o conhecimento que você possui com as outras pessoas e o simples fato de uma empresa existir já posiciona a sua equipe como especialistas sobre o negócio. No meio da imensa quantidade de termos de pesquisa digitados por segundo no Google existem inúmeros usuários com dúvidas a respeito de seu universo e é esse usuário que muitos desprezam, por considerar uma ameaça – já que podem ser concorrentes querendo aprender como você trabalha, ou irrelevantes – já que não seriam necessariamente clientes. Limitar o conteúdo do site apenas em cima de seu objetivo primário, ou seja, ser encontrado apenas quando alguém pesquisar por “Quero comprar exatamente o que você vende” limita o trafego de usuários e quanto menor o número de usuários no seu site menos interessantes ele será para o Google.

O Google não sabe se a sua empresa é competente e muito menos se ela é melhor ou pior que a concorrente, o que ele sabe é quem tem o melhor site. Entende-se como conteúdo relevante aquele que se resume de forma direta, se apresenta com clareza e acrescenta conhecimento. Se limitar a dizer quem é você e quais serviços oferece torna o seu site relevante apenas para os seus clientes e isso é muito ruim, já que seu concorrente pode estar sendo relevante para os seus clientes, para seus concorrentes e simpatizantes. Adivinha quem aparecerá na frente quando alguém pesquisar por “Quero comprar exatamente o que você vende”?

Existem diversas formas de oferecer conteúdo relevante no site de sua empresa, as mais comuns são as páginas de Notícias, Artigos ou Blog, mas a multiplicação de páginas, o que irá contribuir para o aumento da presença online do seu site, também pode ocorrer com o cadastro de Portfolios, Dicas, FAQ entre outras estruturas que possuem uma arquitetura fixa, porém multiplicáveis através de conteúdos exclusivos. Nesse aspecto é muito importante que a construção do site tenha seguido regras de SEO, search engine optimization, para o melhor aproveitamento das informações.

Então, um site tem vida e necessita ser alimentado constantemente, pois é com base nessa periodicidade, qualidade das informações, organização e satisfação dos usuários que o Google determinará o ranking nesse caótico mundo dos resultados de pesquisa e caso, o site de sua empresa esteja aparecendo depois da terceira página de resultados do Google, meus pêsames, seu site subiu no telhado.
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