Blog, artigo ou notícia em meu site é fundamental?
Para se posicionar bem nos mecanismos de pesquisa precisamos investir em conteúdo para nosso site.
Muitas pessoas, sobretudo empreendedores,desejam buscar um modo de fazer sua marca ficar mais atrativa, não é mesmo? Uma das opções mais inteligentes, no concorrido mercado de negócios é investir em marketing de conteúdo. Entretanto, qual o melhor suporte para explorar e veicular informações relevantes, de modo a engajar o seu público? Um blog? Um site com artigos? Notícias diversificadas? A seguir esclareceremos a diferença entre cada caminho, para que você possa fazer uma opção mais adequada dentro de seus objetivos e realidade.
Blog
Em geral, são compostos por posts. Um post conta com uma página individualizada, bem como o seu headline fica sempre em exposição na página principal do blog. A ordem para as chamadas na página principal é do post mais recente para o mais antigo. Caso desejado, o blog pode ser construído com subcategorias, divididas por tema, de modo a organizar todo o conteúdo disponível.
Os posts são de tamanho variável, em média vão de 350 até 600 palavras, contendo: título –ou headline – um texto com apresentação, desenvolvimento e conclusão, além de imagens – responsáveis por dar mais dinamismo ao blog e complementam o sentido do texto. Além disso, é importantíssimo que haja um espaço para comentários, uma vez que em um blog é fundamental que haja interação entre autor e audiência.
Artigo
Artigos já demandam um espaço mais longo, pois, em geral, tratam de um tema de forma mais aprofundada. Dessa forma, o autor deverá ser ou um especialista no assunto, ou conseguir fazer uma ampla pesquisa sobre o mesmo, de modo a apresentar um texto recheado de bons posicionamentos e argumentação consistente. Pode ter a extensão de uma lauda – ou página – de Word, ou ainda, ser escrito em colunas. Não é necessário apresentar nenhuma ilustração, pois o foco é, de fato o texto escrito. Os artigos podem ter frequência de postagem semanal, quinzenal, ou mesmo mensal, por se tratar de textos mais complexos. Sua ordenação e destaque no site é independente da data de postagem, visto que no geral o assunto é atemporal.
Notícia
Geralmente as notícias em um site são de objetivo estritamente informativo e factual, como pílulas ou drops. Apresentam um headline que já aponta para o conteúdo, chamando à leitura. Esses textos contam com uma extensão de algo por volta de 150-200 palavras. Em geral, contam com uma imagem, que já ajude na compreensão da notícia. É elaborada, de forma a que uma leitura rápida já deixe o leitor em contato com o sentido daquela informação. Sua alimentação deve ser feita diversas vezes por dia, para que o site se mantenha com um número alto de acessos.
Sua disposição na página deve ser ordenada pela data, proporcionando ao visitante sempre informações recentes já que uma notícia antiga não possui mais o mesmo valor.
Por fim, é sempre importante lembrar que um site é a opção mais interessante para qualquer empresa, uma vez que é o tipo de suporte capaz de oferecer múltiplas funcionalidades ou seja, podem oferecer um blog, espaço para artigos e área para feed de notícias, tudo em um mesmo suporte virtual.