Como configurar o site para aparecer no Google

Ninguém consegue encontrar seu site no Google? Veja nesse artigo porque isso acontece e como resolver.

Então você decide criar um site, procura a melhor empresa para essa tarefa e pronto, seu site está no ar, mas e agora? Ele está no Google? Porque se não estiver alguma coisa precisa ser feita e rápido, visto que para almejar as primeiras posições do Google o primeiro passo precisa ser dado o quanto antes.

Em tese, basicamente nada precisa ser feito para um site ser indexado pelo Google, que possui uma ferramenta altamente capacitada e poderosa para varrer a internet e disponibilizar os dados para o mundo ver, ou seja, jamais esconda alguma coisa na internet. Hum, mas é simples assim? Não! Na verdade, se o seu site não consegue aparecer entre os 100 primeiros resultados de uma pesquisa basicamente ele não existe, dizem até que dá para esconder um cadáver lá. 

Então não existe/necessita uma metodologia para fazer um site aparecer no google? Não é bem assim, o que nós buscamos não é simplesmente aparecer e sim ser visto e para ser visto você precisa estar em evidência e ser atraente. Para ser atraente a escolha do título (H1) e resumo (Description) da página é importantíssimo assim como a devida marcação no código desses elementos, pois é dessa forma que você informa aos robôs de busca o que gostaria de exibir na fila de resultados quando a sua página for eleita para ser entregue ao usuário que pesquisou por alguma palavra-chave na qual você se fez relevante.

Ser relevante é, sempre foi e sempre será o principal critério do Google na hora de posicionar o site no ranking de resultados e isso se faz sendo original e caprichoso, mas vamos lá, e se a respeito do assunto ao qual desejo tratar existir centenas ou até milhares de referências tão originais e caprichosas quanto a minha, como se destacar no Google? Nesse caso alguns aspectos técnicos a respeito da página serão analisados para organizar o tema em uma fila que seja mais agradável ao usuário considerando aspectos de: velocidade, segurança e experiência de leitura e navegação. Para isso o desenvolvimento do site deve ser feito de forma a equilibrar da forma mais justa possível os três interessados no assunto: o usuário, o google e você.

Para fazer o site perfeito não existe receita a não ser a mesma utilizada para se alcançar o sucesso em tudo na vida, a coragem de fracassar mil vezes. (Sucesso = Fracasso X 1000). Um site bem otimizado é resultado de meses de trabalho, afinal estamos falando de resultado orgânico e para saber o efeito de cada medida tomada no projeto é preciso aguardar que os robôs voltem a analisar a sua página e então reclassificá-la conforme nova interpretação, então novas atitudes devem ser tomadas para serem novamente analisadas, assim sucessivamente. 

O trabalho para ter destaque nas pesquisas é constante, não porque é impossível ser 100% compatível com as diretrizes expostas pelo Google a respeito de seus critérios, mas sim porque esses critérios mudam dia a dia e nem sempre essas mudanças são informadas. Em resumo, para configurar o site para aparecer no Google deve-se dar o devido respeito ao conteúdo, responsabilidade esta dada ao moderador do site, que ao acreditar que seus assuntos são relevantes precisa garantir que eles não deixem de ser acessíveis por falta de qualidade no site. Procure uma empresa profissional, com anos de experiencia comprovada no assunto, só assim o seu site será uma ferramenta poderosa para alcançar os resultados que o conteúdo nele exposto merece.

Abaixo listamos duas ferramentas para analisar o desempenho e segurança dos sites.
Ao clicar, você verá o resultado de nosso site e depois pode fazer o teste com o site que desejar.

Teste de desempenho

Teste de segurança