Como escolher nome de empresa?

Está precisando escolher o nome de sua nova empresa ou produto? Confira algumas dicas!

Para os empresários, a importância de escolher o nome certo para uma empresa perde apenas para a escolha do nome de seu filho. (E é muito mais caro para mudar).

Milhões de reais são pagos todos os anos para as empresas de naming, termo utilizado para o serviço de criação de um nome.

Agora, uma delas nos trouxe um teste: Eat My Words, empresa de naming de São Francisco/Califórnia, que trabalha para Kinko, Jamba Juice  e outros nomes conhecidos. O teste é chamado de Sorria & Separe.

Para testar o nome de uma empresa, primeiro pergunte se ele possui essas qualidades:

Simples - fácil de compreender o conceito;
Original - sem registros parecidos ou homônimos, principalmente de concorrentes;
Revelador - cliente instantaneamente “pega”;
Reação - emociona, diverte, se engaja, ilumina;
Instintivo - faz lembrar o meio inserido;
Aparente - visualmente evocativo, cria uma imagem mental.

Em seguida, desista de sua ideia se ela se enquadrar com uma dessas qualidades:
Soletrar - você tem que dizer às pessoas como se escreve;
Especializado - apenas profissionais da área entendem;
Pronúncia complicada - não é óbvio, depende de pontuação ou caractere especial.
Apelativo - significado oculto ou forçado;
Randômico - desconectado da marca;
Enjoado - sem inspiração, chato, não emocional;
 
Apesar de essa técnica ajudar bastante, conseguir se adequar a todas essas qualidade é muito difícil. A dica é tente o máximo e acredite sempre em seu instinto.

E aí? Qual o seu nome de empresa favorito? Que nomes você considera como mal ajustadas?

Texto adaptado do original de Wendy Bounds

Artigos relacionados: