Como escolher nome de empresa?
Está precisando escolher o nome de sua nova empresa ou produto? Confira algumas dicas!
Para os empresários, a importância de escolher o nome certo para uma empresa perde apenas para a escolha do nome de seu filho. (E é muito mais caro para mudar).
Milhões de reais são pagos todos os anos para as empresas de naming, termo utilizado para o serviço de criação de um nome.
Agora, uma delas nos trouxe um teste: Eat My Words, empresa de naming de São Francisco/Califórnia, que trabalha para Kinko, Jamba Juice e outros nomes conhecidos. O teste é chamado de Sorria & Separe.
Para testar o nome de uma empresa, primeiro pergunte se ele possui essas qualidades:
Simples - fácil de compreender o conceito;
Original - sem registros parecidos ou homônimos, principalmente de concorrentes;
Revelador - cliente instantaneamente “pega”;
Reação - emociona, diverte, se engaja, ilumina;
Instintivo - faz lembrar o meio inserido;
Aparente - visualmente evocativo, cria uma imagem mental.
Em seguida, desista de sua ideia se ela se enquadrar com uma dessas qualidades:
Soletrar - você tem que dizer às pessoas como se escreve;
Especializado - apenas profissionais da área entendem;
Pronúncia complicada - não é óbvio, depende de pontuação ou caractere especial.
Apelativo - significado oculto ou forçado;
Randômico - desconectado da marca;
Enjoado - sem inspiração, chato, não emocional;
Apesar de essa técnica ajudar bastante, conseguir se adequar a todas essas qualidade é muito difícil. A dica é tente o máximo e acredite sempre em seu instinto.
E aí? Qual o seu nome de empresa favorito? Que nomes você considera como mal ajustadas?
Texto adaptado do original de Wendy Bounds
Milhões de reais são pagos todos os anos para as empresas de naming, termo utilizado para o serviço de criação de um nome.
Agora, uma delas nos trouxe um teste: Eat My Words, empresa de naming de São Francisco/Califórnia, que trabalha para Kinko, Jamba Juice e outros nomes conhecidos. O teste é chamado de Sorria & Separe.
Para testar o nome de uma empresa, primeiro pergunte se ele possui essas qualidades:
Simples - fácil de compreender o conceito;
Original - sem registros parecidos ou homônimos, principalmente de concorrentes;
Revelador - cliente instantaneamente “pega”;
Reação - emociona, diverte, se engaja, ilumina;
Instintivo - faz lembrar o meio inserido;
Aparente - visualmente evocativo, cria uma imagem mental.
Em seguida, desista de sua ideia se ela se enquadrar com uma dessas qualidades:
Soletrar - você tem que dizer às pessoas como se escreve;
Especializado - apenas profissionais da área entendem;
Pronúncia complicada - não é óbvio, depende de pontuação ou caractere especial.
Apelativo - significado oculto ou forçado;
Randômico - desconectado da marca;
Enjoado - sem inspiração, chato, não emocional;
Apesar de essa técnica ajudar bastante, conseguir se adequar a todas essas qualidade é muito difícil. A dica é tente o máximo e acredite sempre em seu instinto.
E aí? Qual o seu nome de empresa favorito? Que nomes você considera como mal ajustadas?
Texto adaptado do original de Wendy Bounds