Voltar

Como pesquisar no Google?

Vaja alguns sinais e códigos que podem tornar sua pesquisa no Google bem mais eficiente.

Muito se tem falado a respeito da nova política de privacidade do Google assim como uma suposta manipulação dos resultados oferecidos pela ferramenta, mas o que muitos não sabem é que existem várias técnicas que visam afunilar o resultado trazendo o que você realmente deseja pesquisar. Essas técnicas são oferecidas pela Google, porém não são muito explícitas e por isso nós da Aldabra iremos ajudar vocês a entender melhor suas funções e tornar nossos leitores experts em pesquisas.

Primeiramente devemos salientar que a maioria das técnicas adotadas pela Google visa relevar os sites com conteúdo mais confiável e interessante para o leitor, claro, segundo suas concepções e hoje já existe até especialistas em SEO, search engine optimization, que nada mais é do que trabalhar o site o tornando amigável a essas regras e por consequência potencialmente “encontrável”. Porém o Google além de oferecer sites com as prováveis respostas a sua pergunta, dependendo da questão, pode lhe informar o resultado imediato e isso que vamos demonstrar a partir de agora.

Dica Google n° 1 – Afunilando suas pesquisas
Em muitas ocasiões buscamos por conteúdos outrora já pesquisados ou que desejamos encontrar de forma exata sem a necessidade de ficar procurando nos inúmeros resultados que aparecem. Isso porque muitas vezes não é porque o site não é amigável ao Google que seu conteúdo não seja relevante, então experimente esses comandos:

“Aspas” – Colocando sua pesquisa entre aspas o Google somente irá exibir sites que possuam em seu conteúdo exatamente a frase em questão. Ex: Se você pesquisar por “Adriano Mineirinho” seu resultado não será poluído com os inúmeros Adrianos que existem no mundo nem com os inúmeros Mineirinhos que existem no Espírito Santo, rs.

Sinais de +(mais) ou –(menos) – Esse recurso é interessante pois o Google pesquisa baseado no “ou”, ou seja, a busca por Adriano Mineirinho lhe trará resultados sobre as duas palavras ou a primeira ou a segunda. Levando em consideração que Mineirinho pode ser o supercampeão do Skate ou o nosso maior representante do Surf na atualidade, poderemos utilizar o –skate ou o +surf para filtrar nossa busca. O menos traz os resultados desejados que não possuam em seu texto a palavra excluída e o mais obriga que o resultado apresente em seu conteúdo a mesma.

Inurl: ou site: - Com esses comandos você pode pesquisar por um conteúdo exclusivamente dentro de um site que possua tal palavra no endereço ou dentro de um domínio específico. Por exemplo, você leu sobre uma notícia sobre nosso Rubinho Barrichello no site da Globo.com, mas ela não se encontra mais na página inicial. Vá ao Google e digite site:www.globo.com Barrichello e o resultado será filtrado apenas por conteúdo relacionado no site da Globo.

Asterisco *- Esse é muito legal. O asterisco funciona como coringa, ou seja, se você pretende saber quais são as coisas mais rápidas do mundo pesquise por “ * mais rápido mundo”

Til ~ - Procura por palavras parecidas com a sua solicitação. Exemplo se pesquisar por ~compras provavelmente o Google lhe mostrará resultados para Lojas, Shopping, Comprar, etc e você ainda pode pesquisar por ~computador –computador e descobrir os sinônimos de computador. Bacana né?

Além dessas opções mais relevantes temos também outras como:

filetype: - filtra o tipo de arquivo desejado, exemplo: PDF, TXT, EXL...

intitle: - Pesquisa a palavra chave apenas nos títulos dos artigos.

Intext: - Pesquisa a palavra chave no corpo do texto.


Dica Google n° 2 – Funcionalidades que o Google dispõe para lhe dar a resposta imediata sem a necessidade de acessar nenhum site, experimente!

Previsão do tempo – Digite no Google: tempo para vitória es

Hora mundial – Quer saber que horas são em Bangladesh? Digite fuso horario em Bangladesh

Calculadora – Quanto é a 13 elevado a 13? Pergunte ao Google, digite 13 elevado a 13

Conversões20 km em milhas


Dica Google n°3 – Regionalização de busca:
O Google regionaliza suas pesquisas trazendo resultados em sua língua nativa e de preferência de sites próximos a você, mas é possível pesquisar por resultados em outros países. Pense no caso de você querer saber como está a repercussão de Michel Teló na França! Acesse então www.google.com/fre faça sua pesquisa. O resultado será restrito a sites em Francês.

Obs: Usar a sigla em minúsculo e não estar logado em uma conta do Google, pois caso contrário, através do mecanismo de regionalização você será automaticamente redirecionado novamente para seu país de origem.

Existem outras inúmeras funcionalidades no Google, mas nem todas valem a pena serem decoradas, lembre-se,  o fato é que saber procurar poupa tempo e agrega conhecimento a nós que vivemos na era digital e temos como grande enciclopédia essa sensacional ferramenta chamada Google.

Agora é só se divertir e tornar suas pesquisas mais poderosas!
COPYRIGHT 2018 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA