O que é um aplicativo Flutter?

Entenda porque essa tecnologia revolucionou o cenário global de desenvolvimento de aplicativos.

Entenda porque essa tecnologia revolucionou o cenário global de desenvolvimento de aplicativos.

O que é Flutter?

Flutter é um conjunto de ferramentas (um framework) criado pela Google em 2017 para o desenvolvimento de aplicativos Android e iOS.

É uma tecnologia multiplataforma, que usa o mesmo código fonte para Android e iOS. Segundo a própria Google: “Flutter é o kit de ferramentas de interface do Google para criar aplicativos bonitos e nativamente compilados para celular, web e desktop a partir de um único código fonte” https://flutter.dev/.


Porque escolher Flutter para a criação do seu aplicativo?

Flutter é multiplataforma.
Aplicativos multiplataforma são um sonho para desenvolvedores e empresas há muito tempo. Os aplicativos nativos separados para Android e iOS são caros para desenvolver e para se manter. Desenvolver o mesmo aplicativo duas vezes não parece ser uma solução produtiva, não é mesmo?

Um aplicativo em Flutter oferece ao usuário uma experiencia de app nativo usando o mesmo código fonte para Android e iOS.


Desempenho de aplicativo nativo

Um app Flutter é compilado diretamente para o código de máquina, não é transformado (transpilado) em linguagem nativa, como ocorre em soluções híbridas como Xamarin, React native ou Ionic. Essa é a grande melhoria proposta pelo Flutter.

Ter um código intermediário dificulta o desenvolvimento do app, aumenta a chance de falhas por ter mais um processo antes da compilação e requer a atualização constante do framework, para se manter sempre atualizado com as mudanças na tecnologia nativa.

Em um aplicativo Flutter os componentes são desenhados diretamente na tela, em um canvas e desta forma não há a necessidade de um código intermediário. Isso faz com que o app tenha a mesma performance e fluidez de um app nativo. 


Tecnologia de apps que mais cresce no mundo

Analisando o gráfico acima é possível identificar o crescente interesse na tecnologia, que já ultrapassa o seu principal rival.

No Github, a maior plataforma de hospedagem de códigos fonte da atualidade, o Flutter ultrapassou o React Native em quantidade de estrelas em janeiro de 2020 e essa pontuação mostra o interesse e aprovação da crescente comunidade de desenvolvedores.

Grandes empresas também apostam no Flutter, o iFood passou a ser desenvolvido em Flutter assim como o app da Nubank no ano de 2020. Podemos citar outras empresas como o banco BS2, a Beetech e a Globo que usam o framework. No mundo, a tecnologia já vem sendo usada por gigantes como Alibaba, Groupon, eBay, BMW entre outras.


Design incrível

O Flutter usa um motor de renderização próprio chamado Skia que permite uma interface personalizada e com diversas animações que não estão disponíveis em outras plataformas. Os recursos da plataforma suportam a criação de aplicativos usando padrões de design adequados que atendem as melhores práticas de criação de interfaces, o que traz um experencia imersiva e única para os usuários.


Código aberto

O Flutter é uma tecnologia de código aberto, e conta com uma comunidade ativa de programadores que contribuem com o desenvolvimento da tecnologia e com a criação de novos recursos.

A Aldabra é uma empresa especializada na criação de aplicativos e está disponível para te ajudar nesse passo importante para o seu negócio. Clique aqui e entre em contato com a gente.

 
21/09/2020
Danilo Xavier Valle
Desenvolvedor Web e Mobile
COPYRIGHT 2020 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA