Voltar

Quais as diferenças entre blog e site?

O ponto principal de diferenciação entre blogs e sites está no conteúdo.

Vivendo na era da informação, o marketing de conteúdo está na ordem do dia para todos os que empreendem na internet. Isso se deve ao fato de que, para toda e qualquer marca que almeje ganhar visibilidade no meio digital, é necessário que crie veículos de informação que engajem o público, fazendo com que a interação entre público-alvo e marca seja intensa e atraia novos negócios.

Dessa forma, é bem comum que diversos empresários desejem fortalecer seu blog, tornando-o um site, com boa qualidade; ou ainda, dependendo do caso – e do orçamento – fazer com que seu próprio blog ganhe uma abordagem mais profissional. Contudo, fica a dúvida: qual a diferença entre site e blog?

O ponto principal de diferenciação entre blogs e sites está no conteúdo. Isto é, sites, de modo geral, fazem a representação de empresas e/ou organizações que já estão estruturadas no mercado e que agora pretendem marcar uma presença mais relevante na web. Não demandam modificações constantes, o que é diferente de um blog, que se caracteriza por ser um suporte vivo de divulgação de informações e que, por isso, precisa ser constantemente realimentado, ficando renovado com informações bastante atualizadas. Mais importante ainda sobre um blog é o fato de conter a opinião, seja do criador, seja da empresa, de forma mais clara e direta.

Outro ponto de distinção é que um blog hoje é uma ferramenta bastante universalizada, grande parte dos indivíduos que navegam na internet ou tem um blog de sua autoria, ou sabem os passos para fazer um blog. Sites demandam conhecimentos técnicos mais específicos a respeito de programação e design.

Em resumo, temos que o site é uma página alocada na internet que tem um caráter mais “estático”, não exigindo constante mudança. Por exemplo, se pensarmos em uma empresa, o site terá os produtos e/ou serviços em constante exposição, para que o público-alvo encontre e possa saber mais sobre as ofertas da marca. Assim, o site serve ainda como um mecanismo de estímulo ao crescimento de vendas. A grande vantagem do site, em detrimento do blog, para um empreendimento, é o fato de que blogs podem estar contidos em sites, que contam com possibilidades infinitas de customização e de funcionalidades. Já com um blog, por mais benfeito que possa ser, não existe tal opção, já que suas possibilidades acabam sendo reduzidas.

Esperamos, portanto, ter esclarecido a você – empreendedor que busca aumentar sua presença no meio digital – as diferenças entre site e blog e como o primeiro pode ser vantajoso para a expansão de seu negócio.
COPYRIGHT 2018 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA