Qual o custo para criar um aplicativo?

A criação de um app exige conhecimento especializado em design de interface e desenvolvimento de software.

Se de um lado temos a popularidade quase absoluta dos smartphones e com isso, uma familiaridade muito maior quanto ao acesso de serviços na internet através de aplicativos (apps), de outro temos a inocência quanto ao esforço necessário para se produzir aquele “botãozinho” que flutua na tela do aparelho. É nesse paradoxo que estamos no momento em que aumenta o número de pessoas tendo ideias de apps, juntamente com a dificuldade dos profissionais em fechar negócio.

A criação de um aplicativo exige conhecimento especializado em design de interface e desenvolvimento de software, utilizando tecnologia diferente da usualmente voltada à criação de sites. Cada sistema operacional como o IOS, Android e Windows possui as suas particularidades além da tradicional plataforma Web.

Por falar em criação de sites, em um passado recente conseguir valorizar um orçamento para o desenvolvimento de um site institucional também não era uma das tarefas mais simples. Quando a programação HTML se popularizou, explodiram cursos de web-design e com isso os “profissionais” da área, que geralmente exerciam essa especialidade em suas horas vagas, resumindo, era complicado convencer alguém a pagar o valor justo pelo projeto, ao mesmo tempo que lembrara que seu sobrinho de 15 anos também o fazia e certamente não cobrava esse “absurdo”. Ainda bem que hoje as empresas conseguem facilmente identificar o valor de um projeto desenvolvido com equipes experientes e esse paradigma, em cima do desenvolvimento de sites vem se apagando aos poucos.

Voltando para o orçamento para criação de APP, devemos entender que o aplicativo tem como premissa fundamental a comunicação de forma prática e compartilhada. Para as empresas, um aplicativo tem o objetivo de fidelizar clientes facilitando a realização de novos negócios por meio do celular, porém informação é poder e não só de vendas vive o APP. Projetos que conseguem reunir dados relevantes sobre variados nichos da sociedade alavancam sua audiência e se tornam fortes agentes influenciadores.

Ou seja, para um aplicativo ter sucesso, é preciso proporcionar aos usuários a necessidade e o desejo de utilizá-lo de forma recorrente. Atingir esse objetivo é quase impossível sem um estudo detalhado de sua usabilidade e expertise para o desenvolvimento, que pode levar infinitas horas dependendo da complexidade do projeto. Já a complexidade não é um adjetivo bem aceitável nessa hora, visto que aplicativos muito complexos costumam ser caros para desenvolver e geralmente não conseguem popularidade. 

Pensar no simples é fundamental para preservar o investimento. Na maioria dos casos um simples teste com uma versão básica da ideia já demonstra o engajamento do público. Caso tenha sucesso, invista, caso contrário desista. Essa estratégia já foi transmitida por Bill Gates quando recomendou dizendo: pense rápido, faça rápido e desista rápido

Nesse ponto acredito que o problema de muitos confundirem a criação de um app com a compra de um bilhete de loteria, onde você investe pouco mais de 1 real e se der sorte fica rico, já tenha caído por terra. Então vamos aos possíveis valores praticados pelo mercado.

 

 

Valores para criação de aplicativo:

 

•    15 a 30 mil reais: aplicativos para apenas uma plataforma, ou seja, será desenvolvido para IOS ou para Android ou para a WEB e assim vai. Contempla a exibição de dados nativos, cadastrados somente pelo gerente do projeto, interface simples e nenhuma interatividade. 
•    30 a 60 mil reais: projetos multiplataformas e interativos com gerenciamento de demanda para proporcionar escalabilidade.
•    Acima de 60 mil reais: projetos mais complexos com integração de dados externos, funcionalidade de e-commerce.

Ressaltando que esses valores servem apenas como base no que diz respeito ao investimento para uma empresa desenvolver o produto, porém para se chegar a esse preço um trabalho de análise deve estar pronto, geralmente acompanhado de um plano de negócio e escopo funcional.

Para concluir, caso tenha uma ideia de aplicativo porém não teve tempo de formatar e documentar as informações, uma opção válida é contratar uma empresa especializada para juntos realizar o estudo de viabilidade e a criação do layout funcional do aplicativo, isso irá tangibilizar o serviço e facilitar a geração de um orçamento para o desenvolvimento do app, seja este feito pela empresa que realizou a análise ou não. Com o layout funcional em mãos também é possível reunir interessados em investir na ideia, os famosos “anjos”.

Clique aqui e solicite um orçamento para o seu aplicativo.
 
COPYRIGHT 2019 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA