Quanto custa criar um site?

Certamente o Google já “ouviu” muito essa pergunta, justamente por possuir muitas respostas. Veja uma delas.

Um website é composto basicamente por duas interfaces de comunicação, o frontend: layout da página visível para a interação dos usuários e o backend: código fonte de desenvolvimento, comunicação, alimentação e armazenamento dos dados que serão disponibilizados na internet. 

Conhecendo um pouco mais sobre a estrutura de um projeto de site, podemos refletir sobre as especialidades necessárias para a construção. Sem levar em consideração os custos indiretos para uma empresa durante o processo de capitação, negociação e venda, o foco será em transmitir uma informação direcionada, concentrando a análise nos profissionais que irão ser alocados para a construção do site.

O Designer Gráfico é responsável por analisar a estrutura do escopo, onde é possível enumerar a quantidade de páginas, tamanho do conteúdo, suas funcionalidades e juntamente com as definições estratégicas da marca, como o seu público-alvo e objetivos que elaboram o briefing, criar o layout das telas do site transmitindo de maneira fiel a identidade da marca, ao mesmo tempo que proporcione aos usuários uma navegação agradável, eficiente e relevante. 

O Programador tem a missão de transformar as telas criadas pelo Designer em HTML, nome da linguagem de programação básica da internet responsável por criar os hiperlinks ( botões que ligam uma página a outra ). A eficiência como o site será programado está diretamente ligada à sua performance na internet. Segurança, escalabilidade, banco de dados, responsividade, interatividade, compatibilidade entre outros valores agregados deverão ser trabalhados com atenção, visando a publicação de um site seguindo os padrões e normas recomendadas.


Definição do escopo e precificação do serviço de criação de site.

Com base na análise acima, podemos concluir que o preço de um site varia de acordo com a complexidade necessária para o seu desenvolvimento, o que implicará diretamente na quantidade de horas que deverão ser alocadas de cada profissional. Nesse sentido, vamos listar abaixo alguns exemplos de projetos, suas complexidades e valores iniciais aproximados para servir de referência, lembrando que por se tratar de serviço o preço varia de acordo com valor/hora de cada empresa.

Criação de landpage estática ( R$1.000,00 ~ R$3.000,00 ) 

Quanto custa um site? Landapage
A landpage (página de pouso) estática é um projeto de apenas uma página, sem área administrativa para o gerenciamento das informações. Esse tipo de projeto costuma ser ideal para a promoção de eventos ou produtos por tempo limitado.


Criação de site institucional estático ( R$2.000,00 ~ R$4.000,00 )

Quanto custa um site? Institucional
Site de 5 a 15 páginas incluindo formulário de contato com o envio das informações diretamente para uma conta de e-mail cadastrada. Sem área administrativa para o gerenciamento das informações, esse tipo de projeto é o ideal para empresas que possuem um mix de produtos ou serviços bem definidos e que desejam iniciar um investimento em presença online.


Site institucional dinâmico ( R$4.000,00 ~ R$10.000,00 )

Quanto custa um site? Institucional Dinâmico
Site de 5 a 15 páginas mestras com área administrativa para o gerenciamento das informações e interatividades. Os cadastros de informações multiplicam as páginas do site através de modelos pré-definidos de formatação, aumentando de forma contínua a presença online da empresa na Internet. Esse tipo de dinamismo aumenta a relevância do site nos mecanismos de busca e é ideal para empresas que desejam divulgar portfólios, compartilhar artigos entre outros aspectos que enriquecem o site dia após dia.


Site de venda online | e-commerce ( R$5.000,00 ~ R$15.000,00 )

Quanto custa um site? e-commerce
Site com sistema de gerenciamento de vendas integrado com soluções de pagamento on-line. Ideal para negócios que possuem uma estrutura logística eficiente e que visam comercializar seus produtos diretamente através da internet.


Os valores mencionados são apenas uma estimativa inicial para projetos que não possuem um alto grau de inovação ou customização elegíveis pelo contratante durante a negociação. O limite para qualquer um dos tipos de projetos acima é infinito. Soluções que exigem muitas horas de esforço, mesmo durante a fase de análise, como no caso dos portais de informações, redes sociais, marketplace entre outros, são impossíveis de apresentar uma ordem de grandeza sem que as partes conversem previamente para definir os detalhes.


Além do preço do site, do total investido para a construção do projeto, outros valores necessitam ser levados em consideração e são fundamentais para se alcançar os objetivos. Investir em marketing de conteúdo: produção de texto, fotografia, vídeos e criação de peças gráficas aumentarão a relevância do site no Google frente a concorrência. Mas não para por aí, existem também os valores de registro de domínio, hospedagem e principalmente de suporte e manutenção. O site é um organismo vivo e necessita que olhos estejam voltados a ele o tempo inteiro para que possa crescer e evoluir de maneira eficaz.


Quanto maior a qualidade investida no conteúdo, marketing, criação e manutenção do site melhor será o retorno. Essa regra já está mais do que provada como o caminho para quem deseja se destacar na Big Data, imenso volume de dados, que fazem parte de nosso cotidiano.


Para quem deseja se aprofundar no assunto, confira os nossos artigos relacionado mais abaixo.

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