Voltar

Start up, ou projetos inovadores em software

Sem conhecer com detalhes o sistema, como apresentar orçamentos exatos para criação de software inovador?

Imagine a seguinte situação: uma start up tem a necessidade de obter alguns projetos inovadores em software, para se posicionar no mercado de maneira arrojada e, para isso, solicita a uma empresa de engenharia de software que o crie, solicitando um orçamento e dando um prazo.
 

Entretanto, o que não se percebe é o seguinte fato: sem conhecer com detalhes o sistema, como apresentar orçamentos exatos para criação de software inovador?  Ou seja, a concepção de um projeto de software não é tão simples quanto parece. Para que um programa desse tipo seja desenvolvido é necessário, além de uma boa ideia, uma série de fases, para que o serviço possa, enfim, ser precificado de maneira justa. A seguir explicaremos um pouco mais sobre essas etapas.
 

Em primeiro lugar, devem ser empreendidos os chamados “estudos de viabilidade”, que irão, como o próprio nome indica, perceber e determinar: se o projeto é ou não viável para o momento da empresa; se atende às necessidades de forma adequada etc.
 

Essa primeira fase pode ser sucedida pela gestão de requisitos, caso seja um negócio envolvido na área de inovação, constantes mudanças precisarão ser realizadas no software.
 

Em seguida, vem a segunda parte dos estudos para a produção do software: engenharia de requisitos. Esse momento é composto por 4 etapas:
 

• identificação – aqui serão levantados aspectos como as atividades envolvidas no software, dificuldades de implantação, entre outros. Esses dados poderão ser obtidos por meio de entrevistas, questionários, workshops e pesquisas em relação à trajetória da empresa e seus eventos históricos;

• análise e negociação – momento delicado, é aqui que começará a se desenhar a real possibilidade de o projeto se tornar concreto, pois precisará haver consensos entre os envolvidos na empresa, em relação ao projeto;

• especificação e documentação – este é o ponto em que se definirão, com detalhes, todas as especificações para que o projeto atinja os objetivos pretendidos pela empresa;

• validação.- para fechar esse momento do projeto, os responsáveis pelo levantamento precisam reunir esses dados apurados e ir até o negócio, novamente, para perceber se os dados correspondem à realidade da rotina da empresa.
 

Em suma, quando uma empresa solicita um orçamento fechado para um projeto de software, não se pode esperar apenas um preço frio, porque todas as etapas precisarão ser realizadas, para que o orçamento seja o mais fiel possível, em cima do cálculo do esforço necessário para a produção.

Em termos ideais, portanto, a sugestão é que todo cliente compre primeiro uma análise (semelhante a uma consultoria), pois, somente desse modo, será possível conseguir detalhar todas as funcionalidades e apresentar um orçamento correto e justo, com grande grau de aproximação da realidade. Isso beneficiará tanto para o cliente, quanto para a empresa que irá trabalhar na criação do software.
 

COPYRIGHT 2018 - ALDABRA SISTEMAS WEB E DESIGN GRÁFICO LTDA