Um perfeito exemplo de Flat Design
Uma nova tendência de design, que visa valorizar a informação, está despontando na web. O Flat Design.
Estamos vivendo uma era sem precedentes, uma era onde a informação está quase mais rápida que o fato, sem exageros, me recordo de uma tempestade de poeira que atingiu o Espírito Santo, onde foi possível acompanhar pelo Facebook sua passagem por Vila Velha, enquanto Bairro de Fátima ainda fazia um lindo dia de sol, que durou pouco tempo. Toda essa velocidade de informação tem feito tendências desaparecerem antes mesmo de serem batizadas, por outro lado, estamos presenciando um novo design de usabilidade moderno, bonito, leve e extremamente agradável, o Flat Design.Antes de entregar a os créditos para a Microsoft vamos deixar claro que estamos falando de tendências e não de conceitos ou aplicações. Digo isso, pois em meados dos anos 2000, quando nossa banda de internet deixava a desejar, as limitações nos obrigavam a trabalhar com imagens e estruturas simples, ou seja, o conceito do Flat Design já existia, porém uma coisa é você ter que usar e outra é escolher usar. A Microsoft escolheu, criou e implantou o Flat Design em plena era da banda larga, fibra ótica, 4G, Anita e Prepara! Mas porquê?
Refletindo sobre as fases que a internet passou até agora, observamos os layouts dos sites e sistemas operacionais seguirem a velocidade da internet e dos processadores respectivamente. Quanto mais rápido, mais recursos tecnológicos, 3D e bits de cores podemos usar, até chegar no limite, essa era a graça. Nesse pensamento a Microsoft lança seu pato feio lerdo mais bonito, o Windows Vista. Como todos nós sabemos, a empresa foi obrigada a planejar um novo sistema operacional e percebendo que na era da informação o que interessava era o conteúdo, lançou o Windows 7, mais simples, rápido e intuitivo. A aceitação dos usuário foi positiva e a dica estava dada.
O Windows 8 foi desenvolvido visando acesso de variados dispositivos, inclusive os touchscreen. Seu layout com botões grandes, bem definidos e geométricos, facilitam o clique com o dedo e se ajustavam facilmente a tela, excelente recurso para organizar informações em diferentes resoluções. Conteúdo é o que interessa e os especialistas em e-commerce já trabalham constantemente para organizar as informações de forma a favorecer a conversão ou seja, o ato de comprar e nesse contexto o Flat Design se encaixou como uma luva.
Tendências são tendências, chegam e vão embora constantemente, mas uma coisa é certa: os usuários querem informações diretas, bem organizadas e rápida. Devemos trabalhar pensando sempre na experiência da navegação, poupando telas, cliques e principalmente bytes desnecessários.