Como A Escolha do Host do seu Blog Pode Afetar seu Ranqueamento no Google e te Ajudar a Gerar Leads

O mercado online está sempre crescendo e as empresas estão ansiosas para ver seus sites no topo das buscas.

O mercado online está sempre crescendo e as empresas estão ansiosas para ver seus sites no topo da página de pesquisa do Google. O mundo moderno tem tudo a ver com SEO e se um site não se classifica na primeira página dos motores de pesquisa, é provável que a vida útil do mesmo seja pequena.
 
Os blogs que rodam sem erros, unindo um bom conteúdo com a rapidez têm uma maior possibilidade de ficar melhor ranqueados no Google e isso só é possível quando um site está hospedado em um servidor de hospedagem de confiança.
 
Uma pergunta comum é se um servidor de hospedagem afeta no ranqueamento de um site, e a resposta é um grande SIM!
 
Neste arttigo, iremos te mostrar como um servidor de hospedagem ruim afeta o SEO de um site e por que é importante escolher um host confiável.

Tempo de inatividade do servidor

Este é basicamente o primeiro ponto para se checar a fim de ver se um servidor é confiável ou não. Caso seu blog passa por longos períodos de inatividade com freqüência, saiba que este é um péssimo indicativo.
 
O período de inatividade não afeta apenas o desempenho geral de um blog, mas atua também reduzindo seu SERP e SEO. Vamos dar uma olhada de maneira prática.
 
Um site está fora do ar e não está aparecendo no mecanismo de pesquisa. O motor de busca obtém uma consulta de um conteúdo identificável desse site, o que acontece então? O mecanismo de pesquisa não encontrará esse site e a falha vai fazer com que você seja derrubado nos motores de pesquisa.
 
Isso também aumentará a taxa de rejeição desse site, afetando diretamente a autoridade do mesmo.
 
Portanto, para evitar a janela de inatividade e obter 99,9% de atividade, você deve optar cegamente pelo melhor host disponível.
 
Aqui não iremos mencionar propriamente servidores que são bons e de confiança, pois esta não é a intenção deste post. Mas achamos injusto que você fique no escuro, e para facilitar, encontrei um post excelente sobre o hostings de site, que vale a pena ser lido produzido pelo pessoal da websiteplanet.

Tempo de carregamento da página

O segundo fator para testar um hosting é o tempo de carregamento de um site. Se um site for lento e demorar muito para carregar, isso é absolutamente considerado uma coisa negativa para o Google.
 
É um fato universalmente aclamado que, se um site leva mais de dois segundos para carregar, os visitantes têm maior probabilidade de desistir e procurar outro conteúdo. Portanto, o tempo de carregamento do site é um fator crucial para sua reputação.
 
Uma boa hospedagem diminui o tempo de carregamento de um site ao utilizar avançadas tecnologias de cache, resultando em alto volume de tráfego orgânico.
 
Separamos algumas das melhores ferramentas online para medir o tempo de carregamento da página do seu site. São elas:
 
●     Ferramenta Google Page Speed
●     GT Metrix
●     Pingdom

Hospedagem compartilhada

Uma hospedagem compartilhada pode parecer econômica, mas lembre-se de que coisas muito baratas tendem a não ser tão boas. Um host compartilhado permite hospedar vários sites em um servidor compartilhado devido ao fato de que você está comprometendo a qualidade da hospedagem.
 
O Google não gosta de sites hospedados em um servidor compartilhado, pois isso é contra a ética de SEO.
 
Além disso, a hospedagem compartilhada realmente não oferece velocidade, confiabilidade e escalabilidade.
 
Enfim, o maior problema da hospedagem compartilhada é a falta de segurança, que pode resultar no roubo de dados ou no comprometimento do seu site.
 
Neste site, encontramos dicas de como melhorar a segurança do seu site, pois cremos ser válido dada a natureza do tema.

Servidores Locais Para o Público Local

A localização do servidor desempenha um papel vital em fornecer aos visitantes do seu site uma experiência de navegação rápida. Ter a localização do servidor próxima ao público-alvo resulta em um redirecionamento mais rápido do público para o seu site.
 
As lojas de ecommerce têm como alvo o público local, pois são mais propensas a vender no mercado local.
 
A razão é simples, cada site é atribuído com um endereço IP que se relaciona diretamente com a localização geográfica do seu site. A escolha de um host local tornará mais fácil atingir o público local e, eventualmente, melhorará as classificações do mecanismo de busca local da sua loja na web, te ajudando a gerar leads.
 
A localização do servidor também tem uma pequena função no tempo de carregamento da página. Se o local do servidor estiver próximo ao público alvo, ele buscará os dados rapidamente, pois a velocidade de download será relativamente mais rápida em comparação com um local de servidor distante.

Conclusão

Um site hospedado em um servidor ruim está destinado a se tornar um desastre e todos os motivos acima mencionados são suficientes para tornar a declaração uma verdade amarga.
 
Se o seu site estiver hospedado em um host compartilhado, escolha uma opção de hospedagem melhor ou então esteja preparado para classificações de SEO ruins, falha repentina do site, tempo de inatividade e maior tempo de carregamento.
 
Existem muitas empresas confiáveis, que gerenciam projetos gigantescos no cenário brasileiro, e apesar de não termos mencionado nenhuma durante este artigo, o artigo do websiteplanet mencionado no segundo tópico com certeza te dará uma direção melhor sobre o assunto.
 
No mais, esperamos que este artigo tenha sido de grande ajuda para todos, e que além de aprender algo novo, que é o ponto principal, tenham se divertido ao menos um pouquinho com este artigo.
 
Desejamos a todos uma ótima jornada no mundo dos negócios online, com muito sucesso e prosperidade!